segunda-feira, 29 de outubro de 2012


IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL NANOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

DIA 29/10/2012 - TARDE - PARTE 2

MESA REDONDA - NANOTECNOLOGIA, AGRICULTURA E ALIMENTOS.
DR. GEORGE KINBREL / ICTA / USA
Trabalha por 8 anos em questões legais ligadas às nanotecnologias que procura oferecer uma visão holística sobre o problema e uma maior supervisão sobre o uso de novas tecnologias.
Não existe lei geral nos EUA sobre nanotecnologias e sim várias instituições cada uma delas trabalhando em aspectos diferentes das nanotecnologias. 96% da verba vão para a produção e apenas 4% é aplicado em pesquisas sobre os impactos das nanotecnologias sobre o tecido social.
Mesmo que muito do que se promete em nanotecnologias não se concretize ainda assim será necessário estabelecer marcos regulatórios para as nanotecnologias.
O Dr. George elencou vários processos onde já há litigância envolvendo o uso de nanomateriais bem como uma série de normativas que dizem respeito ao assunto. Colocou ainda que espera muita litigância sobre o a questão onde deverá prevalecer apenas os interesses econômicos, infelizmente.  Defende a discussão sobre que tipo de progresso nós queremos pois a resposta a esta pergunta deverá determinar o rumo das atividades neste campo.

DR. STEVE SUPPAN / INSTITUTE FOR AGRICULTURE AND TRADE POLICE
Discorreu sobre nanomateriais engenheirados como aditivos ao solo sem necessariamente estes serem intencionalmente adicionados.
Não existe participação publica nas questões ligadas as nanotecnologias e isto não é desejado, nota-se que muitas propostas feitas na Rio +20 ainda estão sem financiamento. Há necessidade de regulação obrigatória embora isto nem sempre fique claro ou mesmo seja desejado.
Os nanomateriais prometem pesticidas mais eficientes, mas isto não pode ser obtido sem pesquisas específicas sobre os impactos destes novos materiais sobre o meio ambiente.
Estudos conduzidos com minhocas mostraram uma não bioacumulação de nanotubos de carbono, mas embora promissor este resultado não pode ser tomado como prova de segurança do produto.
As nanopartículas presentes no solo podem se acumular em alimentos que serão posteriormente ingeridos por pessoas? Caso positivo, quais os efeitos desta ingestão?
Da mesma forma a água poderá carrear as nanopartículas do solo com efeitos ainda não pesquisados.
Parece certo afirmar que muitos estudos neste campo devem empreendidos de maneira sistemática e cumulativa como forma de questionar o uso destes nanomateriais.
Antes de testes de campo é necessário conhecer mais sobre o comportamento dos solos, visando construir ou manter a saúde dos solos, incluindo a preservação da micro fauna nele presente e todos estes objetivos precisam ser alinhados à necessidade de produção de alimentos.
Conclui-se que a ciência de nanomateriais e aditivos de solos indicam que existem riscos e que os estudos devem ser realizados com vistas identificar e mitigar estes riscos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ABERTO A COMENTÁRIOS