segunda-feira, 29 de outubro de 2012


IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL NANOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

DIA 29/10/2012 - TARDE - PARTE 1

CONFERENCISTA: PAT MOONEY / ETCGROUP / CANADA
TEMA: GEOENGENHARIA

Um evento de geoengenharia esta sendo processado por ter sido ilegal, o experimento foi desenvolvido no oceano pacífico na costa canadense (fora das águas territoriais canadenses). Trata-se de espalhar nanopartículas de ferro para fomentar o fito plâncton contra o aquecimento global e também para aumentar a produção de peixes.
A fertilização do oceano não foi ratificada por vários países tendo em conta o risco envolvido. O real interesse da geoengenharia era tentar refletir a luz solar para diminuir o aquecimento.
O problema são os enormes riscos envolvidos e a falta de uma consulta ampla sobre os riscos e consequências destas ações. Embora o princípio esteja correto (há uma diminuição da temperatura) os efeitos são completamente desconhecidos.
Ações de geoengenharia têm sido apresentadas como solução para os problemas do aquecimento global envolvendo a comunidade científica de países como USA, UK, Alemanha entre outros. Isto é, segundo o conferencista, um engodo. De certa forma os governos envolvidos negam as mudanças climáticas e, ainda que as admitam, apresentam a geoengenharia como solução viável e barata para estas questões.
Há um movimento para aceitar uma moratória para as ações de geoengenharia através do engajamento público isto porque trata-se em uma solução que não resolve o problema pois combate efeitos e não suas causas.
No site do ETCGROUP são mostrados os locais onde experimentos de geoengenharia estão sendo feitos. 

Impõem-se questões do tipo: porque os países desenvolvidos tem o direito de manipular todo o planeta? Onde ficam os interesses das demais comunidades envolvidas – afinal todos estamos no mesmo planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ABERTO A COMENTÁRIOS