segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cobertura do X Seminanosoma

Dia 14 de Outubro de 2013


Abertura

Iniciou-se a abertura do evento com as considerações do Dr. Paulo Martins, do Dr. Guilherme Lenz e da Dra. Arline Arcuri.



Palestra: Do Desencanto a Indignação: A Subordinação das Universidades Públicas e do Conhecimento Tecno-Científico

A palestra de abertura do evento foi proferida pelo Dr. José Manuel Rodrigues Victoriano, do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade de Valencia, Espanha.


O palestrante tratou do processo de subordinação das Universidades Públicas e do conhecimento tecno-científico aos interesses do grande capital econômico mundial, o que vem levando o desenvolvimento científico-tecnológico a deslocar-se do eixo do desencanto para o da indignação.
Para o professor, as mudanças decorrentes do realinhamento das forças capitalistas que se centram, atualmente, na centralidade do conhecimento e da inovação tecnológica vêm ocasionando uma crescente subordinação da pesquisa realizada nas universidades públicas aos interesses do mercado e deflagrando um processo de diminuição do caráter democrático do ensino superior na Espanha e nos demais países do sul da Europa e de outros países periféricos.
As políticas de ajustes fiscais neoliberais e o desmantelamento do estado de bem-estar social fundamentam-se sobre algumas diretrizes ou princípios:

a) a noção de sociedade de conhecimento - o que reduz-se ao conhecimento tecno-científico;
b) a centralização do capital humano altamente especializado em atividades de inovação de produtos e técnicas avançadas e que vendem a ideia de serem avançados;
c) a subordinação das universidades à investigação e ao seu ingresso em um cenário de competitividade;
d) a aplicação da lógica de empresa liberal à lógica das universidades.

Nesse cenário, a inovação tecnológica representa um verdadeiro cavalo de Tróia que, plantado na sociedade de conhecimento, pode representar um dos vetores que farão com que a investigação científica se dirija, cada vez mais, a atender aos interesses de cunho econômico.

Mesa Redonda: Nanotecnologia & Sociedade


A segunda palestra do evento foi proferida pelo Dr. Richard D. Dulley, pelo Dr. Marcos Mattedi e pelo Dr. Wilson Engelman



O primeiro a fazer uso da palavra foi o Dr. Richard Dulley. Ele enfatizou que a nanotecnologia é um trabalho de formiguinha, onde cada um deve fazer um pouco, e, que, cada pesquisa que é realizada é um passo no desenvolvimento dessa tecnologia. Ainda, falou sobre o que está acontecendo com a nanotecnologia no mundo, pois os meios de comunicação não passam para a população todas as informações necessárias sobre tal tecnologia.

Por seguinte, o Dr. Marcos Mattedi proferiu a palestra: "A tecnologia como tecnociência contribuição de abordagem sociológica para o entendimento das relações entre nanotecnologia e sociedade no Brasil."
Para ele, abordagem das relações entre a nanotecnologia e a sociedade envolve a consideração de duas dimensões: sociedade e tecnologia. Marcos apresentou um breve histórico sobre nanotecnologia, afirmando que esta é uma ciência aberta, que envolve várias áreas do conhecimento, contudo, a sociedade não está se fazendo presente. Portanto, Mattedi faz a seguinte indagação: Quais os impactos que a sociedade provocará no desenvolvimento da nanotecnologia? O desenvolvimento da nanotecnologia, constitui uma questão política, e portanto, deve estar aberta ao exame das ciências sociais.


Por fim, o Prof. Dr. Wilson Engelman falou sobre o "Deslizando através das fissuras: a problemática dos riscos e da informação sobre nanomateriais em alimentos."
Para o Prof. as pessoas têm um "certo" medo sobre os riscos que os nano foods apresentam. Não há uma regulação específica no Brasil para a nanotecnologia. Este, mostra como alternativa para a falta de regulação uma governança antecipatória que não dependerá do Estado: análise dos esforços do Projeto sobre Nanotecnologias Emergentes (PEN).


Curso 1: Microscopia Eletrônica


O curso de Microscopia Eletrônica, foi ministrado pelos pesquisadores do Instituto de Física da USP, que são orientados pela Prof. Dra. Maria Cecília Salvadore




Inicialmente, o palestrante Leonardo, buscou informar noções básicas de nanotecnologia, e destacou que os nanomateriais podem ser encontrados facilmente na natureza, estes estão ao nosso alcance, mas na maioria das vezes às pessoas fazem uso e nem sabem. Os nanomateriais são usados por exemplo, para deixar as superfícies anti-reflexivas, auto-limpantes, bloqueador de raios ultra violetas, entre outros. O palestrante defende que o uso dos nanomateriais são essenciais para a humanidade, e que isso é um avanço tecnológico.


Por seguinte,o pesquisador Roman Spirin, destacou que já usamos no mínimo 10 produtos produzidos com nanomateriais mas não soubemos. A lista que passou de exemplos, foi: Bandege, creme dental, chocolate, bolas de tênis, pinturas dos carros, materiais de roupa, protetor solar, óleo de canola, preservativos, e aparelhos eletrônicos. Sua orientadora, a prof. Maria Cecília Salvadore, afirmou que a a tecnologia deve desenvolver-se juntamente com a segurança para o ser humano e ao meio ambiente.



Curso 2: Aspectos de Segurança Ocupacional e Nanotecnologia


O segundo Curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Guilherme F. B. Lenz




Guilherme afirma que não há um consenso sobre o tamanho de uma nanopartícula. Falou sobre o mercado global da nanotecnologia, e mostrou que o setor químico é o que mais ocupa a maior parcela do mercado (53%), seguido pelos semicondutores (34%). Setores como farmacêutico, automotivo e defesa representam pequenas parcelas do mercado global de nanotecnologia.

- Os principais problemas associados a utilização e manuseio de  nanomateriais:
1) Síntese, produção e aumento da escala: top down e bottom up.
2) Dispersão, estabilização, funcionalização e integração.
3) Padronização, especificações e controle de qualidade.
4) Manuseio e estocagem
5) Saúde e meio ambiente.
6) Legislação: patentes, normas de controle e movimentação do povo.

Benefícios: Arrolou alguns deles: Ciência dos materiais, medicina e biologia e Tecnologia de informação e eletrônica. Falou, também sobre os riscos, o que é risco, quais os cuidados e como deve ser detectado. A maior dificuldade da segurança ocupacional é como controlar a exposição dos nanomateriais.
Portanto, conclui-se que:
1) Não se deve generalizar nada sobre a nanotecnologia, há muito o que ser estudado;
2) Deve-se pensar em interações;
3) Quais os riscos que são associados a nanotecnologia?
4) É necessário impor limites de segurança;
5) É preciso trabalhar em grupo;
6) O bem-estar do ser humano e o meio ambiente é que devem ser  importantes para as pesquisas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ABERTO A COMENTÁRIOS