segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Iniciou o IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL NANOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE. 
DIA 29 OUTUBRO 2012 - MANHÃ - PARTE 1

Com poucos minutos de atraso procedeu-se a abertura do IX Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, cujo subtema deste ano é “Nanotecnologia em Questão”.

A primeira intervenção foi do conferencista: Dr. KENNETH GOULD – BROOKLIN CUNNY COLLEGE – NEW YORK – USA, de forma sucinta, estas foram as suas colocações.
O sistema social e o sistema natural precisam ser melhor entendidos para efetivarmos a sustentabilidade através da interação entre estes sistemas de maneira mutuamente benéfica.
A sustentabilidade baseia-se em um boa ciência de impacto que poderá guiar as ações no sentido mitigar impactos oriundos da ciência de produção.
 A ciência da produção, visando lucro e poder, é muito maior e tem, neste momento, muito mais legitimidade do que a ciência de impacto o que é preocupante diante de algumas evidências de riscos trazidos por novas tecnologias, neste caso específico a nanotecnologia.
Governos, corporações e universidades têm interesses na ciência da produção. Eventualmente os governos podem ter interesse na ciência de impacto quando o público pressionar por isto, logo o publico tem papel importante mas isto exige engajamento o que não é muito fácil.
Continuamos a gerar impactos sobre o meio ambiente e sobre a saúde humana sem estudar como se dão estes impactos e principalmente como mitigar estes efeitos.
O engajamento público é influenciado por inúmeras situações inclusive a religião. Enquanto os produtos tem caráter concreto a ciência de impacto nos entrega ideias que são abstratas e de mais difícil assimilação pelo público. Tal situação indica a dificuldade da ciência de impacto em obter espaço e financiamento diante da ciência de produção.
Historicamente o público tem ínfima influência nas mudanças tecnológicas.
A estrutura econômica tem de mudar. A pesquisa tem de passar ao estado para que o público possa assumir o controle sobre a mesma apontando para a sustentabilidade. Infelizmente, atualmente o movimento é no sentido contrário já que cada vez mais as corporações assumem à frente das pesquisas.
Nos EUA o conhecimento científico do público está diminuindo o que torna a sociedade vulnerável a manipulação do conhecimento.

MESA REDONDA - TEMA: NANOTECNOLOGIA E SAUDE OCUPACIONAL
DR VLADIMIR MURASHOV - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE
O Dr. Vladimir discorreu sobre o projeto da OMS para fomentar a melhoria das condições de trabalho em países de baixa renda.  Neste sentido tem se buscado a definição de guias para controle de riscos de nanomateriais nos ambientes de trabalho. Neste cenário já existem algumas conquistas tendo sido desenvolvida uma estrutura geral para estas diretrizes.
O grupo que desenvolve estas diretrizes é formado por 19 pesquisadores oriundos  de 15 países.
Áreas principais passa pela priorização, caracterização de risco, avaliação da da exposição e mitigação de risco. O produto será o WHO GUIDELINES ON NANOMATERIALS AND WORKERS HEALTH. Maiores informações sobre este guia podem ser obtidas na página na web da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou World Health Organization (WHO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ABERTO A COMENTÁRIOS