quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dia 16 de outubro de 2013

Palestra: Novas Políticas de Integração das Ciências Sociais e Humanas em Grupos de Pesquisa em Nanotecnologia: O Caso da Univesity of Cornell

Na primeira palestra deste dia 16, a primeira a tomar a palavra foi a Dra. Ana Vizeu, pesquisadora do CIES ISCTE-LUL de Lisboa e professora assistente do Departamento de Estudos da Comunicação da University of York em Toronto, no Canadá.
Em sua palestra, Ana relata como foi a sua pesquisa na cidade de Cornell, no Estados Unidos, no tempo em que esteve no CNF (Cornell NanoScale Science & Technology Facility), destacando como foi a experiência de pesquisar nanotecnologia em um país que é considerado referência mundial.
A palestrante também relatou que nos EUA há muita discriminação do gênero, a mulher é muito discriminada. Por ser mulher, ela teve muitas dificuldades na realização de sua pesquisa.
Ana também cita que cuidar da tecnologia não significa problematizá-la, deve-se pesquisar sobre ela, e procurar suas vantagens e benefícios.

Mesa Redonda: Nanotecnologia e o Mundo do Trabalho

A segunda parte desta manhã foi marcada pelas considerações dos palestrantes Luis Carlos de Oliveira, Ana Yara Paulino e Sebastião Lopes Neto.
A primeira a tomar a palavra foi Ana Paulino, que explicou que atualmente no Brasil, há cerca de 150 empresas envolvidas com projetos e desenvolvimento de produtos em nanotecnologia interagindo com o setor acadêmico, sendo que destas, as principais envolvidas são as químicas, metalúrgicas e da construção civil.
Dentre suas principais falas, destacam-se:
- Como o Estado brasileiro garantirá o controle sobre a regulação e os impactos em processos e produtos envolvendo nanotecnologias, e qual o papel da sociedade e dos trabalhadores.
- A situação dos sindicatos brasileiros e o movimento referente à nanotecnologia, onde a saúde dos trabalhadores seja preservada.
- A necessidade do Brasil obter um modelo de desenvolvimento que gere mais e melhores empregos, e a introdução das novas tecnologias no mercado de trabalho sem prejudicar os trabalhadores.
- Quais medidas devem ser seguidas nos próximos anos para a nanotecnologia.
Na segunda parte dos discursos, Luis Carlos de Oliveira discutiu acerca dos impactos da nanotecnologia na saúde dos trabalhadores e no meio ambiente. O palestrante iniciou o discurso mostrando dados do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, delineando quais ações vem sendo desenvolvidas com relação à nanotecnologia.
Segundo o mesmo, as principais ações do sindicato são realizadas em parceria com a Fundacentro e a DIEESE, sendo que destas ações, pode-se dar destaque às reuniões, palestras, conferências, cartilhas, histórias em quadrinhos, e entre outras ações realizadas pelos mesmos.

Curso 3: Introdução às Técnicas de Caracterização de Materiais Particulados e Nanomateriais

O terceiro curso do evento foi ministrado pelo Dr. Henrique Kahn, pesquisador do laboratório de caracterização Tecnológica da Universidade de São Paulo.



O objetivo do curso é apresentar as principais técnicas e equipamentos utilizados para caracterizar os nanomateriais e os materiais particulados.
O professor salientou que a tensão superficial e o tamanho do material exerce grande influência nas técnicas de medição e que há diversas formas de caracterizar as nanopartículas, sendo que a técnica mais utilizada e que apresenta melhores resultados vale-se de microscópio a laser, sendo que, na atualidade, é possível determinar não somente o tamanho das nanopartículas, mas, também, a sua morfologia.
O curso visa possibilitar a aquisição de conhecimentos técnicos acerca do dimensionamento e caracterização das nanopartículas aos participantes do X Seminanosoma.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ABERTO A COMENTÁRIOS