terça-feira, 30 de outubro de 2012


IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL NANOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

DIA 30/10/2012 - MANHÃ

CONFERENCISTA: GEORGIA MILLER / DOUTORANDA UNIV MELBOURN / AUSTRALIA
TEMA: NANOTECHNOLOGY , EXTENSION AND TRANSFORMATION OF INEQUITY.  (NANOTECNOLOGIA, EXTENSAO E TRANSFORMAÇÃO DAS INJUSTIÇAS)

Georgia diz que o maior foco no debate das políticas de nanotecnologia é a busca de um equilíbrio entre riscos e produção. Uma outra visão dá conta de que deve existir preocupação com a distribuição dos benefícios e revezes destas nanotecnologias. Que não são necessariamente igualitárias, pelo contrário existem aqueles que defendem que isto poderá criar iniquidades.
Os riscos sociais não devem ser negligenciados. Existem previsões de possíveis perturbações sociais profundas. As extensões deverão ser amplas, atingindo várias áreas sem que se esteja discutindo questões ligadas à iniquidade já existente que poderá ser exacerbada.
As tecnologias possuem características que podem promover a equidade? Para quem estas tecnologias estão sendo desenvolvidas? Estas e muitas outras questões impõem-se como essências para definir o rumo do desenvolvimento e, principalmente, para mitigar as injustiças que eventualmente advenham deste desenvolvimento.
É importante ressaltar que grandes valores são destinados para as nanotecnologias com aplicação militar que sequer sabemos o que são. Esta situação tende a aumentar a iniquidade não só entre pessoas, mas também em relação aos países.
Outra questão é que muitos dos produtos de nanotecnologia são produzidos como de alto desempenho, ou seja, mais caros e voltados apenas ao público de alto teor aquisitivo. Pergunta-se: que benefício isto teria para as camadas menos favorecidas?
Embora as nanotecnologias sejam saldadas como sustentáveis muito poucos de seus produtos são efetivamente amigáveis ao meio ambiente ou tem este viés como sua principal característica.
Observando as patentes de nano produtos logo no início apenas países desenvolvidos faziam estas patentes, mas isto tem sido alterado coma entrada da China que aumentou incrivelmente suas pesquisas no setor. 
A grande pergunta é: as nanotecnologias irão promover ou diminuirão as iniquidades? Embora muitas aplicações sejam voltadas a comunidades menos favorecidas até que ponto isto realmente resgata estas comunidades de sua situação de vulnerabilidade?
Georgia entende que, sem controles e condições de contorno, as iniquidades serão aumentadas. Tradicionalmente as decisões estão concentradas em países do hemisférico norte que tendem a definir o que os outros devem fazer sem um amplo debate.
Ainda que se apoie o engajamento público não são dadas condições deste público influir nas decisões que continuam a ser tomadas por uma minoria.

MESA REDONDA
TEMA: NANOTECNOLOGIA E ENGAJAMENTO PÚBLICO
PALESTRANTES
M.S. FERNANDA MARQUES / FIOCRUZ / RJ
Engajamento -> ouvir falar -> conhecer -> participar (esta é uma escala que diminui quando avançamos através dela).
Propõe o uso do jornalismo como porta de entrada para o conhecimento de novas tecnologias especialmente as nanotecnologias.
As percepções sobre tecnologias (nanotecnologias) tem diversos vieses quase sempre determinísticos e positivos, mas muito pouco questionador.
O jornalismo tem dois braços: um econômico e outro intelectual. Atualmente o braço econômico é mais forte e seria bom buscar o equilíbrio. O surgimento de novas tecnologias de Internet (Redes sociais) gera mudança por terem trazido um caos de informação.
Há dificuldade de ouvir os demais lados envolvidos na questão.
A ciência não é só dos cientistas, desta forma, todos são impactados pela ciência e, desta forma, todos devem engajar-se neste debate.

PROF DR PHIL MACNAGHTEN / DEPARTMENT OF GEOGRAPHY, DURHAM UNIVERSITY , INGLATERRA
A futura governança da nanociência é o tema da palestra.
A controvérsia em relação a outros problemas tem levado a um busca por um melhor engajamento público nas questões tecnológicas. Neste cenário as nanotecnologias podem ser um campo promissor para fazer este engajamento.
Não existe um discurso publico em nanotecnologias então engajar o público torna-se especialmente difícil.
O Dr. Phil desenvolveu projetos para avaliar o engajamento público em nanotecnologias em vários países da Europa.
Os resultados encontrados mostram a existência de uma ambivalência e não essencialmente prós e contras como antagônicas. De outro lado as nanotecnologias funcionam como intensificador das preocupações trazendo em si alguns dilemas.
Destaca cinco narrativas mestres em relação às nanotecnologias:  1) mantenha no escuro (falta de poder frente as nanotecnologias que são inevitáveis); 2) os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres (existe um potencial para o aumento da desigualdade); 3) caixa de pandora (é a fonte de todos os males. Mexer em algo que devia ficar isolado); 4) mexendo com a natureza (similar a caixa de pandora mas especificamente em relação à natureza e a saúde humana); 5) seja cuidadoso com aquilo que  você deseja (há um apelo sedutor, muitos benefícios, mas os riscos éticos e concretos desta situação).
As duas primeiras narrativas são mais modernas enquanto as demais são narrativas antigas em nossa sociedade.
Pensar na tecnologia como solução é um erro tendo em conta que outros riscos são criados justamente por estas novas tecnologias.
Como conclusão: as nanotecnologias tendem a intensificar os dilemas sociais e as pessoas são mantidas no escuro onde existe a necessidade de reflexões sobre estes temas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ABERTO A COMENTÁRIOS