segunda-feira, 29 de outubro de 2012


IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL NANOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

DIA 29/10/2012 - MANHÃ - PARTE 2  

PROF DR. PIETER VAN BROEKHUIZEN - Departamento de Riscos Químicos e Nanotecnologia  (IVAM) da Universidade de Amsterdã, apresentou tema “risk identification and exposure assessment of nanomateriais” (identificação do risco e avaliação da exposição aos nanomateriais).
O Dr. Pieter discorreu sobre as ações que devem usadas para o uso seguro (ou mais seguro) de nanomateriais. Baseia-se no uso do princípio da precaução que significa que, na falta de dados científicos é necessário negociar-se medidas de prevenção como se o produto fosse perigoso ainda que, como dito, não haja dados específicos sobre isto.
Comenta sobre um dilema de equilíbrio entre a produção e o risco. Precaução diz respeito aos riscos desconhecidos enquanto prevenção é feita para risco conhecidos.
Há necessidade de adotar o enfoque de “sem dados não deve haver exposição ou emissões”; por outro lado não há valores de referência ,  então deve haver um registro dos possíveis expostos que permita a transparência e rastreabilidade.
O guia para trabalho seguro com nanomateriais é dividido em 8 passos de maneira a formar um fluxograma. O guia forma uma matriz do tipo “Control Banding” ou seja, a classificação dos riscos por níveis (bandas ou faixas).  
Leva-se me conta alguns limites baseados não na massa do material mas sim no número de partículas.
“NanoTracer” é um equipamento portátil que permite medir o número de partículas por volume de ar ambiente e deve ser usado para determinar as condições ambientais onde a metodologia proposta será aplicada. Com est equipamento identifica-se que num aeroporto existem 700.000 partículas /cm3 enquanto em áreas remotas (montanhas) este número é de aproximadamente 500 partículas/cm3.
Já em ambientes de trabalho, nem sempre os nanomaterias são ou únicos responsáveis pela emissão de nanopartículas, em alguns casos, como na fabricação de tintas, a adição de componentes não nanoscópios acaba por produzir a emissão de nanomateriais.
Novamente aqui o Dr Pieter coloca que o engajamento social é importante para a incorporação do princípio da precaução nas ações de precaução e prevenção.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ABERTO A COMENTÁRIOS